DAVID BRÁS, UM INTEGRANTE DO BONDE DO MENGÃO SEM FREIO…

Jovem xerife: David vê zaga do Fla fortalecida com título do Carioca

Coadjuvante de voz ativa, zagueiro de 23 anos tem papel importante no grupo e formou a melhor defesa do estadual ao lado de Welinton

Por Richard Souza Rio de Janeiro

O sorriso fácil é marca de David. Sorriso de campeão então fica ainda mais largo. A conquista do título carioca invicto pelo Flamengo, no último domingo, trouxe mais alegria ao zagueiro. Feliz com ele mesmo e com o time. Em entrevista num shopping da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, o jogador fez uma avaliação positiva sobre seu desempenho na final da Taça Rio.

David Braz do Flamengo (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)Cena comum: David sorri durante entrevista na Barra da Tijuca (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

– Gostei muito. Encontramos o ataque rápido do Vasco, mas procuramos ficar atentos na partida. Tive outros grandes jogos aqui, mas, por ser uma final, um jogo decisivo, posso dizer que foi um dos melhores que fiz. Bom para mim, para minha carreira. E foi bom por ter ajudado meus companheiros com esse título.

O defensor trata a última partida do Brasileirão 2009, a do hexacampeonato, como memorável. Na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, num Maracanã abarrotado, fez o gol que abriu caminho até a taça.

Na pré-temporada, diziam que o Flamengo deveria contratar zagueiros. Mas o professor Vanderlei (Luxemburgo) confiou no nosso trabalho. Procuramos retribuir essa confiança. Welinton e eu sabíamos que precisávamos ser campeões.”
David

– Sempre coloquei aquele jogo como inesquecível, fiz o gol num momento decisivo. Mas o título carioca, invicto, ainda mais com a emoção do jeito que foi, é muito especial também.

Além de ter conquistado os dois turnos do estadual, o Flamengo termina a competição com a melhor defesa. Sofreu treze gols: cinco na Taça Guanabara e oito na Taça Rio. Ao todo, foram 19 confrontos.

– Foi uma busca nossa estar entre os melhores do campeonato na defesa, levar o título e estamos muito felizes. Na pré-temporada, diziam que o Flamengo deveria contratar zagueiros. Mas o Vanderlei (Luxemburgo) confiou no nosso trabalho. Procuramos retribuir essa confiança. Welinton (22 anos) e eu sabíamos que precisávamos ser campeões. Tivemos a chance de começar como titulares e teríamos de fazer o máximo para o time ser campeão. Aprendo muito com ele e ele muito comigo. Mas não queremos parar por aqui. Tem aí a temporada toda, estamos nas quartas de final da Copa do Brasil, temos condições de chegar e vamos brigar por isso.

Um jovem xerife

David Braz do Flamengo (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)David exibe a faixa de campeão carioca de 2011
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

David se vê no melhor momento da carreira. Aos 23 anos, tem papel importante dentro e fora do campo. Além de ser um dos jogadores mais divertidos do grupo, exerce liderança. Numa equipe que tem astros como Ronaldinho e Thiago Neves, na maior parte do tempo é coadjuvante, mas tem voz ativa.

– O pessoal confia muito em mim, estou num grupo que me recebe muito bem. Sempre me escutam quando peço a palavra, apesar de ter 23 anos. Ali estão jogadores experientes, como Léo Moura, Ronaldinho, Renato, Thiago Neves. Mas estou ali atrás, tenho de comunicar o que estou vendo. Na disputa de pênaltis (na final), pedi confiança, pedi que acreditassem no Felipe, que é um bom goleiro neste fundamento. Falei que o título tinha de ser nosso naquele momento, que não poderia passar.

A juventude em nada atrapalha a colocar ordem na casa. Sempre que necessário, é na base do grito que ele também se impõe.

Sempre tem o xerife da zaga, procuro ter o lado de pedir, cobrar, de falar, mostrar um pouco da experiência que tenho. Procuro orientar e ajudar os companheiros, eles me orientam também.”

– Sempre tem o xerife da zaga, procuro ter o lado de pedir, cobrar, de falar, mostrar um pouco da experiência que tenho. Procuro orientar e ajudar os companheiros, eles me orientam também.

Depois do estadual, o próximo passo está traçado. Nesta quinta-feira, o Flamengo abre a disputa das quartas de final da Copa do Brasil contra o Ceará. O primeiro jogo será no Engenhão, às 21h50m (de Brasília). Suspenso, David não joga. Ele diz que grupo sabe que a cobrança dos torcedores vai recomeçar.

– A Copa do Brasil é uma competição mais importante que o estadual, leva à Libertadores. O Carioca foi muito importante para dar tranquilidade e passar mais confiança ao grupo, foi uma competição difícil, enfrentamos outras três equipes grandes. Felizmente superamos tudo. Esperamos fazer uma boa partida para levar uma boa vantagem contra o Ceará.

A rotina de David no Flamengo tem sido marcada pela superação. Desde que chegou ao clube, em 2009, é a primeira vez que consegue uma sequência sem percalços. Nas temporadas anteriores, sofreu lesão e teve de esperar a solução de um problema contratual. A fé é companheira nas horas difíceis.

– Sempre falo que Deus é mais. Tudo que acontece na hora de superação, na hora da alegria, sempre uso essa frase. Acredito muito nisso, tenho muita fé.

David Braz do Flamengo (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)Ao lado de Welinton, David formou a melhor zaga do estadual: 13 gols em 19 partidas (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 
A FAMÍLIA RUBRO-NEGRA

FLAMENGO 2 X 0 BOTAFOGO

 A Família Germano foi testemunha da superioridade do Flamengo contra o Botafogo no Engenhão, campo do Botafogo. O BONDE DO MENGÃO SEM FREIO, ATROPELOU GERAL…..

Anúncios

Sobre REGINALDO GERMANO

Reginaldo da Silva Germano, nascido em 21 de Setembro de 1954, na Cidade do Rio de Janeiro, no Bairro de Acari, Casado pai de quatro filhos, Avô de seis netos, com formação superior incompleta, Radialista, Ex-Deputado Federal por dois mandatos, Pastor Evangélico, Fundador e Presidente da Igreja do Evangelho e do Amor de DEUS, situada na Rua Tonico de Pina, 440, Cidade de Anápolis, Estado de Goiás, Brasil.
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s