Dutra, O presidente do PT Renuncia………………

Dutra anuncia saída, e Rui Falcão deve assumir presidência do PT

Problemas de saúde forçaram renúncia ao cargo, disse ex-senador.
Acordo deve conduzir atual vice à presidência do partido até 2013.

Robson Bonin e Sandro Lima Do G1, em Brasília

José Eduardo Dutra (esq.) e Rui Falcão  (Foto: G1 e Agência O Globo)Dutra (esq.) e Rui Falcão (Foto: G1 e Ag.O Globo)

Em discurso durante a reunião do Diretório Nacional do PT na manhã desta sexta-feira (29), o presidente licenciado da sigla, ex-senador José Eduardo Dutra (SE), anunciou oficialmente sua renúncia ao comando partidário, motivada por problemas de saúde.

“Alguns companheiros aconselharam que eu poderia renovar a minha licença, mas avaliei que não seria justo nem comigo nem com o PT. Tomei uma decisão sobre a qual tenho total responsabilidade: sair agora da presidência do PT. O partido define seu novo presidente e eu me cuido”, afirmou Dutra para os aplausos dos militantes petistas.

Com a decisão, o partido deve efetivar no comando o vice-presidente, Rui Falcão, que ocupa a presidência interinamente desde o afastamento de Dutra, em março. Falcão deve ficar até 2013, quando os petistas realizarão novo processo de eleição direta.

Deputado estadual em São Paulo e ligado à senadora Marta Suplicy (PT-SP), Rui Falcão não integra a corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), que reúne algumas das principais lideranças do partido, entre as quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu, o ministro Antonio Palocci e o próprio José Eduardo Dutra. Mas a indicação de Falcão, da corrente Novos Rumos, foi aprovada por unanimidade em uma reunião nesta quinta entre a CNB e outros dos principais agrupamentos internos petistas.

Na noite desta quinta, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), já havia revelado que o atual vice-presidente nacional da sigla seria indicado para substituir Dutra.

“Na reunião da nossa chapa, o nome dele foi apoiado por todos e vai ser apresentado ao Diretório Nacional nesta sexta como o nome para dirigir o PT até 2013, quando teremos novo processo de eleição direta”, afirmou Costa.

O nome de Falcão, que já comanda o partido durante a licença médica de Dutra, foi aprovado por unanimidade na reunião do grupo que o apoia.

Dutra
Ao falar aos integrantes do diretório nesta manhã, durante pouco mais de 20 minutos, Dutra afirmou que as especulações sobre a sua continuidade no comando do partido foram determinantes para a decisão de abdicar da presidência.

“Se vocês acompanharam, a minha primeira licença foi de 15 dias. Na véspera do 15º dia, já começaram a especular: ‘volta, não volta, vai ficar três meses fora’. Não é justo com o PT, porque gera instabilidade, porque o partido tem tarefas urgentes na conjuntura política [eleições 2012], e ruim para mim porque essa indefinição gera estresse”, argumentou.

Amigo de Dutra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu à sede do partido nesta sexta. Ele era presença aguardada no último pronunciamento do colega como presidente do PT. O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, além de deputados senadores acompanharam o pronunciamento.

O presidente petista que deixa o cargo sofre de hipertensão e teria desenvolvido depressão por conta dos problemas de saúde. Ele afirmou que, embora afastado do comando, vai continuar na militância. “Quero dizer que continuo. Vou deixar a presidência, mas vou continuar militando no partido.”

Anúncios

Sobre REGINALDO GERMANO

Reginaldo da Silva Germano, nascido em 21 de Setembro de 1954, na Cidade do Rio de Janeiro, no Bairro de Acari, Casado pai de quatro filhos, Avô de seis netos, com formação superior incompleta, Radialista, Ex-Deputado Federal por dois mandatos, Pastor Evangélico, Fundador e Presidente da Igreja do Evangelho e do Amor de DEUS, situada na Rua Tonico de Pina, 440, Cidade de Anápolis, Estado de Goiás, Brasil.
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s