UM JULGAMENTO JUSTO

Júri do samba explica, mas não convence agremiações

Jurado diz que tirou pontos da Tijuca porque queria ver Carnaval, e não teatro. Bateria da Mangueira levou 9 por problema em surdo. Alegoria da P. da Pedra foi considerada infantil

POR THIAGO FERES

Rio – As justificativas das notas aplicadas nos 10 quesitos avaliados durante desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio geraram tristeza e indignação em personalidades do mundo do samba. O enredo da Unidos da Tijuca ‘Esta noite levarei sua alma’ e a bateria da Estação Primeira de Mangueira, que ousou com várias e longas paradinhas, foram os pontos mais atacados pelos jurados.

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Para jurado, a Unidos da Tijuca levou teatro para a Avenida e não Carnaval | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Ao aplicar nota 9,8 ao Conjunto da Unidos da Tijuca, o jurado Wilson Martinez Gonzales criticou duramente a apresentação. “Observei pequenas falhas nas alegorias 01 e 04. Gostaria de ter a oportunidade de ver a escola como escola de samba, não como teatro”, escreveu.

Para o diretor de carnaval da escola, Ricardo Fernandes, o trabalho foi desenvolvido baseado no que pede os membros da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). “Não sei se ele sabe, mas o Carnaval é um grande teatro a céu aberto. A orientação da Liesa é que façamos espetáculo. Ele pode ter a opinão dele, mas está indo de encontro ao que pedem”.

PROBLEMA COM SURDOS

Vencedora dos principais prêmios carnavalescos, inclusive o Tamborim de Ouro, concedido por O DIA, a bateria da Mangueira recebeu apenas duas notas máximas. Luiz D’Anunciação aplicou a nota 9: “A tradicionalidade da bateria ‘Surdo Um’ foi quebrada em decorrência de um naipe de surdo tocando em contratempo aos surdos de primeira”, escreveu.

Responsável por comandar cerca de 250 ritmistas na Marquês de Sapucaí, o diretor de bateria da Verde e Rosa, Aílton Nunes, classificou a justificativa como equívoco de avaliação. “Esse surdo de corte sempre existiu. Percebi que ele não conhece nada da bateria da Mangueira. Acho que para aplicar 9 nos ritmistas, é preciso que eles atravessem o samba na frente dele, o que não foi o caso. Foi uma triste covardia”, desabafou.

Já a Porto da Pedra recebeu a nota mais baixa da apuração do Carnaval do Rio: 8,7 no quesito Alegorias e Adereços. “Acabamentos a desejar, algumas partes soltas e quebradas. Soluções visuais com pouco impacto. Sem inovação, infantil”, explicou o jurado Carlos Alberto de Araújo.

“Uma visão diferente dos outros julgadores e uma nota baixa demais. Vamos avaliar internamente e produzir um relatório que será encaminhado à Liesa”, explicou o vice-presidente, Moisés de Carvalho.

Mudanças para 2012

A Liesa estuda reformular o regulamento para a disputa do Carnaval 2012. Entre as mudanças, está a avaliação. As escolas passariam a ser pontuadas com notas fracionadas em décimos entre 9 e 10, não mais como hoje: entre 8 e 10. Outra dúvida é a ordem de desfile da Renascer de Jacarepaguá, que subiu do Grupo de Acesso este ano. Como não houve rebaixamento, a tendência é que a escola feche a apresentação do domingo de Carnaval, enquanto São Clemente e Porto da Pedra abririam o domingo e a segunda, respectivamente.

Anúncios

Sobre REGINALDO GERMANO

Reginaldo da Silva Germano, nascido em 21 de Setembro de 1954, na Cidade do Rio de Janeiro, no Bairro de Acari, Casado pai de quatro filhos, Avô de seis netos, com formação superior incompleta, Radialista, Ex-Deputado Federal por dois mandatos, Pastor Evangélico, Fundador e Presidente da Igreja do Evangelho e do Amor de DEUS, situada na Rua Tonico de Pina, 440, Cidade de Anápolis, Estado de Goiás, Brasil.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s